CURSO DE BÍBLIA PARA INICIANTES

AULA 15 - APOCALIPSE DE JOÃO.

INTRODUÇÃO:

Quando você assiste à televisão, pode ver novelas, noticiários, filmes, documentários, programas de humor,
esportes, etc... Para cada tipo de programa você dá um tipo de atenção. Se num programa humorístico ou numa
novela alguém gritar que o mundo está acabando, com certeza você não levará isto a sério. Você sabe que não
é de verdade

Nos livros também você sabe separar o que é real do que é pura ficção ou fantasia.

A Bíblia reúne uma variedade enorme de tipos de textos ou gêneros literários.

Na Bíblia também encontramos novelas, estórias de amor, poemas épicos, estórias de heróis, discursos,
parábolas, alegorias, orações, profecias, oráculos, e um gênero muito peculiar chamado APOCALIPSE.

Nos livros canônicos, ou seja, os considerados inspirados por Deus, só há dois apocalipses:

O livro de Daniel no AT e o Apocalipse de João no NT.

Existem outros apocalipses entre os livros apócrifos.

Veremos isto na aula sobre os textos apócrifos.
Mas desde já vamos eliminar um preconceito:
o de que todo livro apócrifo é ruim ou "do mau" e não deve ser lido.

Isto é uma grande bobagem!!!

A maioria dos apócrifos pode ser lida sem problemas e traz boas instruções para uma vida justa e cristã.

É claro que existem textos apócrifos que são contrários à sã doutrina cristã, mas isto não quer dizer que você não
possa lê-los. Aliás, como você poderá refutá-los se não os conhecer antes? (2 Tm 3,17)

O GÊNERO APOCALIPSE:

O que deve conter um texto para receber o título de APOCALIPSE ?

A Bíblia de Jerusalém na introdução ao Apocalipse de João diz:

"O termo APOCALIPSE é a transcrição duma palavra grega que significa REVELAÇÃO; todo apocalipse supõe,
pois, uma revelação que Deus fez aos homens, revelação de coisas ocultas e só por Ele conhecidas, especialmente
de coisas referentes ao futuro.
É difícil definir exatamente a fronteira que separa o gênero apocalíptico do profético, do qual, de certa forma,
ele não é mais que prolongamento; mas enquanto

os antigos profetas ouviam as revelações divinas e as transmitiam oralmente,

o autor de um apocalipse recebia suas revelações em forma de visões, que consignava em livro.


Por outro lado, tais visões não têm valor por si mesmas, mas pelo simbolismo que encerram, pois, em um
apocalipse tudo ou quase tudo tem valor simbólico:

os números, as coisas, as partes do corpo e até as personagens que entram em cena.

Ao descrever a visão, o vidente traduz em símbolos as ideias que Deus lhe sugere, procedendo então
por acumulação de coisas, cores, números simbólicos, sem se preocupar com a incoerência dos efeitos
obtidos. Para entendê-lo, devemos, por isso, apreender a sua técnica e retraduzir em ideias os símbolos que
ele propõe, sob a pena de falsificar o sentido de sua mensagem."

( Biblia de Jerusalém – Editora Paulus - 2014 - Introdução ao Apocalipse de João. Pág.2139)

A VISÃO ERRADA:

A maioria das pessoas pensa que O Apocalipse fala sobre fim do mundo.

Não é verdade!!!

Nenhum texto da Bíblia, tanto no Novo quanto no Antigo Testamento, fala sobre o final do mundo.

Sabemos que você já deve ter assistido muitos “documentários” e filmes falando do anticristo e da batalha final
entre o Bem e o Mal:

A famosa batalha do ARMAGEDOM na planície de Megido em Israel.

Megido ou Magedo é uma colina em Israel próxima de um povoado de mesmo nome.

Há muitas pessoas que dizem que esta batalha está prevista no livro do Apocalipse de João.

Não é verdade!!!

O que querem estas pessoas que VENDEM este tipo de ideia?
Normalmente ganhar alguma coisa com a ignorância alheia.

Em parte, nós, cristãos das igrejas tradicionais (católicos, luteranos, metodistas, batistas, anglicanos, etc.) temos
grande parcela de culpa por ter deixado de lado o Apocalipse de João, como se este livro fosse muito difícil e não
valesse a pena usá-lo na catequese, pois provavelmente causaria mais confusão e dúvidas.
Estudar o Apocalipse não seria importante, pois há muitos outros livros com ensinamentos mais simples e fáceis
de entender.

Que pena !!! Toda a saga de uma comunidade de heróis foi condenada a não ser lida porque grande de parte dos
padres e pastores tem dificuldade em lê-lo e entendê-lo. Isto deixou espaço para que seitas cristãs usassem
o apocalipse para manipular as pessoas menos esclarecidas.

Alfred Lappe:

"Assim, enquanto o livro da revelação secreta(= apocalipse) é excluído da catequese cristã com o argumento
de que se trata de uma obra muito difícil, cuja leitura acarretaria mais confusão do que ensinamentos claros
e fecundos para a religião, por outro lado tornou-se o “livro dos heréticos”, como o demonstraram todas as
épocas de crise da história do cristianismo, quando os movimentos adventistas ou revolucionários
dele se apropriaram.”

( Biblia - Interpretação Atualizada e Catequese- Vol.04 – Edição Paulinas - 1980 - Pág.325)

Alfred Lappe:

"O uso frequente do Apocalipse na propaganda das seitas religiosas contemporâneas, por outro lado, exige
que se forneça aos cristãos uma adequada informação e interpretação sobre o último livro da Bíblia.”

( Biblia - Interpretação Atualizada e Catequese- Vol.04 – Edição Paulinas - 1980 - Pág.353)

Pergunte a qualquer pessoa sobre o que fala o Apocalipse de João e ela dirá que fala do fim do mundo.
Não é mesmo?

Apesar de toda a EXEGESE a CATEQUESE não usa este texto maravilhoso escondido no meio do gênero apocalíptico
de João.

REGIÃO GEOGRÁFICA DAS SETE CIDADES DO APOCALIPSE DE JOÃO:

O livro traz as noticias e recomendações de um vidente de nome João. Ele fala à Igreja estabelecida em sete
cidades : Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia.

Todas estas cidades estavam no que chamamos hoje de Turquia, na Ásia Menor.

Estas cidades ainda existem ?

Éfeso: Existe hoje, a três kilometros da antiga Éfeso a cidade de Selçuk.

Esmirna: Atualmente ela se chama Izmir, sendo uma importante cidade da Turquia e considerada a maior cidade
da Turquia Asiática.

Pérgamo: Atualmente a cidade de Pérgamo está aos pés da antiga Pérgamo dos Romanos. As ruínas mostram a
riqueza e importância desta cidade.

Tiatira: Atualmente no mesmo lugar existe uma cidade do mesmo tamanho da antiga Tiatira , chamada Akhisar.

Sardes: Atualmente se pode visitar, além das ruínas da cidade de Sardes do livro do Apocalipse, uma pequena
cidade que está ao lado da Antiga Sardes. Esta pequena localidade é chamada de Sartes.

Filadélfia: Atualmente a antiga Filadélfia do Novo Testamente está ocupada pelo vilarejo de Alaseir.

Laodicéia: Atualmente existe uma moderna cidadezinha chamada de Denisli, que se expandiu em torno das fontes
de água. Nas cercanias existem importantes fontes de águas termais no local chamado Pumakkale.

Fonte: http://www.abiblia.org/ver.php?id=3596

DO QUE TRATA O APOCALIPSE DE JOÃO:

O autor fala sobre as qualidades e defeitos de cada uma das comunidades de cada cidade. Dá conselhos e,
em especial alerta a todas sobre a perseguição a que todas estão sujeitas. Que esta perseguição não terminou e
que ainda vai piorar.

Fala sobre um período determinado na história. Por volta do ano 95 durante perseguição autorizada pelo
imperador romano, Domiciano.
Veremos que parte do apocalipse foi escrito por volta do ano 70, após a perseguição de Nero, e a edição final
por volta do ano 95.Portanto o assunto é sobre a perseguição do império romano contra a Igreja nascente do
primeiro século.

JUSTIFICATIVAS PARA A DATA ENCONTRADAS NA EXEGESE:

Todos os estudiosos sérios, católicos, protestantes e até ateus acreditam que o livro fala de uma época
específica no final do primeiro século e não sobre o FIM DO MUNDO.

Alfred Lappe:

"...um livro apocalíptico encontra o seu SITZ IM LEBEN em uma época bem precisa, com seus problemas
e inconvenientes típicos..."

( Biblia - Interpretação Atualizada e Catequese- Vol.04 – Edição Paulinas - 1980 - Pág.331)

Sitz im Leben é uma expressão alemã utilizada na exegese de textos bíblicos. Traduz-se comumente por "contexto
vital ou ambiente vital". Em linguagem leiga, significa o ambiente e época na qual se deu o acontecimento.

Alfred Lappe afirma que o apocalipse trata de um acontecimento específico, numa época específica, neste caso,
o final do primeiro século. Não tem nada a ver com o fim do mundo.

Jean Danielou:

"...o gênero mesmo do Apocalipse consiste em traduzir uma mensagem de esperança para os fiéis provados....."

(Nova História de Igreja - Vol.01 – Editora Vozes - 1973 - Cap.07-Pág.103)

Jean Danielou:

"...o Apocalipse que é todo ele consagrado à glória dos"...que lavaram a veste tornando-a alva no sangue
do cordeiro. É por isso que ESTÃO diante do trono de Deus e O servem dia e noite em seu santuário.
" (7,14-15) "

(Nova História de Igreja - Vol.01 – Editora Vozes - 1973 - Cap.09-Pág.139)

Veja que o texto diz: ESTÃO e não ESTARÃO- fala no presente e não no futuro.

Jean Danielou:

"Os escritos de São João e em particular o Apocalipse alimentavam neles a imagem da tensão entre o poder
imperial e a Igreja. Esperava-se o fim dos tempos como iminente."

(Nova História de Igreja - Vol.01 – Editora Vozes - 1973 - Cap.11-Pág.159)

Alfons Weiser:

"A ressurreição e a glorificação de Cristo nos mostram que a resposta de Deus ao homem e à sua consumação
é definitiva e irrevogável. A consumação do homem e da sua história já se realizou, germinalmente, em Cristo,
e a vitória definitiva sobre todas as forças que ameaçam a vida, vitória da qual a ação de Jesus foi um sinal,
já aconteceu.”

(O que é Milagre na Bíblia – 2ª.Edição - Edições Paulinas - 1978 - Cap.1-Pág.21)

Bart D. Ehrman:

"Ele foi escrito para as pessoas que viviam na época do autor. Ele não estava antecipando o surgimento
do islamismo militante, a guerra contra o terror, uma futura crise do petróleo ou um eventual holocausto
nuclear. Ele estava antecipando que o fim chegaria na própria época do autor. Quando o autor do
Apocalipse esperava que o Senhor Jesus viesse "muito em breve (Ap 22,20)", ele realmente queria dizer
"muito em breve"- e não 2 mil anos depois.”"

(O Problema com Deus - Editora Agir - 2008- Pág.216)

JUSTIFICATIVAS PARA A DATA ENCONTRADAS NAS ESCRITURAS:

Agora vejamos as justificativas encontradas na Bíblia que confirmam ser o Apocalipse um texto que fala para uma
época específica e não sobre o FIM DO MUNDO.

“Estas coisas lhes aconteceram para servir de exemplo e foram escritas para a nossa instrução, nós que
fomos atingidos pelo fim dos tempos.” (1 Cor 10,11).

Paulo considera que já estavam no fim dos tempos.

“Em verdade vos digo que esta geração não passará até que tudo isso aconteça.” (Marcos 13,30).

“Em verdade vos digo que esta geração não passará sem que tudo isso aconteça.” (Lucas 21,32).

“Em verdade vos digo que esta geração não passará sem que tudo isso aconteça.” (Mateus 24,34).

Esta citação faz parte da Parábola de Figueira que está dentro do DISCURSO ESCATOLÓGICO, quando Jesus
estava a caminho de Jerusalém para os eventos da Páscoa. Fala sobre:

- O final dos tempos;

- A grande tribulação de Jerusalém;

- A manifestação gloriosa do Filho do Homem e

- O julgamento final.

Em Mateus o discurso escatológico vai de 24,1 a 25,46.
Em Marcos de 13,1 a 13,37.
Em Lucas de 21,5 a 21,36

É importante destacar que Jesus afirma que tudo acontecerá no decurso de uma geração:

Jerusalém foi destruída no ano 70 dC e os acontecimentos do Apocalipse dos anos 70 até o final do primeiro século.

“Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. E se vos perseguirem nesta, tornai a fugir para uma
terceira. Em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel até que venha o Filho
do Homem.” (Mateus 10,23).

“Ele disse-lhes:”Estais vendo tudo isto? Em verdade vos digo: não ficará aqui pedra sobre pedra que não
seja demolida.””.(Mateus 24,2).

“E este Evangelho do Reino será proclamado no mundo inteiro como testemunho para todas as nações. E
então virá o Fim.” (Mateus 24,14).

“Eu vos digo, verdadeiramente, que alguns dos presentes não provarão a morte até que veja, o Reino
de Deus.” (Lucas 9,27).

“Não se poderá dizer: “Ei-lo aqui! Ei-lo ali!.”, pois eis que o Reino de Deus está no meio de vós.....
.....Mas será preciso primeiro que ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração.” (Lucas 17,21.25).

Como você pode ver, as citações dos Evangelhos Sinóticos afirmam que tudo aconteceria no decurso de uma
geração.

Os textos das Escrituras que datam mais próximos do Apocalipse são as cartas de João. Na primeira delas são
feitas várias referências ao fim dos tempos, o anticristo, etc. Temas análogos aos do Apocalipse:

“Filhinhos, é chegada a última hora. Como ouvistes dizer que o Anticristo vem e já vieram muitos anticristos:
daí reconhecemos que é chegada a última hora.” (1Jo 2,18).

“...e todo espírito que não confessa Jesus não é de Deus; é este o espírito do Anticristo. Já ouviste dizer que
ele virá; e agora ele já está no mundo.” (1Jo 4,3).

“Porque muitos sedutores espalharam-se pelo mundo, que não confessam a Jesus Cristo encarnado.
Este é o Sedutor, o Anticristo.” (2Jo 7).

Terminamos com uma citação do próprio Apocalipse afirmando se tratar da época do autor :

“Escreve o que viste: as coisas de agora e o que acontecerá depois.” (Ap 1,19).

Resumindo:
João declara que aquele momento é a última hora e que é a época do anticristo. Ele afirma que o anticristo já
está no mundo. O Apocalipse, então, trata de época do autor. A perseguição que o império romano praticava
contra a Igreja do primeiro século.

Bibliografia:

- Biblia de Jerusalém – NT – Edições Paulinas - 1973

- Biblia de Jerusalém – Editora Paulus - 2014

- Biblia do Peregrino- NT - Editora Paulus - 2005

- Alfred Lappe – As Origens da Bíblia – Vozes 1973

- Alfons Weiser – O que é Milagre na Bíblia – 2ª.Edição – Edições Paulinas - 1978

- Alfred Lappe – Interpretação Atualizada e Catequese – Vol.04 – N.T. – Paulinas -1980

- J.Auneau – F.Bovon – M.Gougues E.Charpentier-J.Radermakers –Evangelhos Sinóticos e Atos dos Apóstolos- Ed. Paulinas – 1985

-Jesus de Nazaré - Do Batismo no Jordão à Transfiguração. - Joseph Ratzinger - Bento XVI - Ed.Planeta -2017-

- A Comunidade do Discípulo Amado. - Raymond Edward Brown - Ed.Paulus -2013

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