CURSO DE BÍBLIA PARA INICIANTES

AULA 01 - A ORIGEM

Em grego a palavra BIBLOS era o nome que se dava a uma folha de papiro (vegetal abundante no Egito usado para fazer folhas para se escrever). Um rolo de papiro era chamado de BIBLION e um conjunto de rolos era chamado de BÍBLIA ,ou seja , uma coleção de rolos , ou coleção de livros.Em linguagem de hoje podemos chamar a Biblia de biblioteca.

A Bíblia é dividida em ANTIGO TESTAMENTO , abreviatura AT e NOVO TESTAMENTO,abreviatura NT .

Alguns estudiosos modernos preferem dizer PRIMEIRO TESTAMENTO E NOVO TESTAMENTO.

Para nós católicos, a Bíblia é composta por 73 livros divididos em 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.

Para os protestantes, a Bíblia tem 66 livros, 39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento.

Esta diferença vem do fato de que os protestantes afastando-se da Igreja Católica , e sabendo que a biblia dos judeus tinha apenas 39 livros consideraram mais “pura” esta versão . Estes 39 livros foram escritos em hebraico emquanto os que eles recusaram em grego. Consideraram que só o que estava originalmente em hebraico deveria fazer parte dos livros inspirados.

Também é próprio de qualquer movimento de separação criar suas próprias regras e costumes de forma a diferenciar-se do grupo do qual se separou.

Da Biblia protestante, estão ausentes os livros de Tobias, Judite, Sabedoria, Baruc, Eclesiástico (Sirácida ou Sirac), I Macabeus e II Macabeus e algumas partes dos livros de Ester e de Daniel.

Os 46 livros do AT foram escritos aproximadamente do ano 1250 AC até o ano 7 AC.

Os livros do NT aproximadamente do ano 30 DC até o ano 100 DC. Portanto a biblia toda levou mais de 1.300 anos para ser escrita.

Veja a LINHA DO TEMPO(clique aqui!) no nosso site , www.teologiaguaxupe.com.br .

Nela você pode visualizar a linha da história da humanidade em paralelo com a história bíblica , identificando quando e onde os livros foram escritos.

Não deixe de ver!

Voltar ao Menu