APOLOGIA CATÓLICA

 

Esta seção do nosso site vai fazer a defesa da Igreja Católica contra os ataques que ela recebe . Chama a nossa atenção o número de vezes que nós católicos somos questionados por evangélicos , espíritas , pentecostais , agnósticos , ateus , atoas , etc. Muitas vezes não estamos preparados para responder adequadamente .

 Simplesmente  , “deixamos prá lá...” .

 

No entanto nós somos chamados a levar o evangelho “até os confins da terra...” . Entendo que cada um tem um carisma e talvez o seu não seja o de pregar o evangelho através do debate com outras pessoas . Então reze para os que receberam o carisma de debater. Eles têm a missão de discutir e responder  e arguir buscando a verdade na realidade dos fatos .

 

Nossa fé é proselitista . Jesus nos ordenou fazer discípulos por toda a terra.

Se alguém está errado sobre uma questão e culpa a Igreja Católica  É NOSSO DEVER RESPONDER. Com caridade e misericórdia , mas com firmeza ,buscando esclarecer a questão. Quem sabe , esta pessoa mude de opinião e este será mais um passo na direção de “ um só rebanho e um só pastor.”

 

O objetivo é esclarecer e dar argumentos para que VOCÊ  também possa responder adequadamente àqueles que criticam a sua fé. Você faz parte do corpo de Cristo que é a Igreja . Quando uma parte de corpo sofre , todo o corpo sofre junto. É a “comunhão dos santos “ que você reza no CREDO toda vez que participa da Santa Missa .

Está na hora de abrir os seus olhos para enxergar as mentiras que de tanto serem repetidas até parecem verdade, mas são só MENTIRAS.

 

Alguns exemplos :

- O Vaticano é muito rico e faz mau uso desse dinheiro. Deveria vender tudo e dar aos pobres.

 

- A doutrina da igreja católica é antiga , retrógrada e sempre foi inimiga do progresso e da ciência. Vejam o caso de Galileu Galilei .

 

- As cruzadas são um exemplo de crimes em nome da fé e contra a humanidade. Foi por causa delas que hoje temos o ISLÃ com seus terroristas.

 

- A idade média é chamada de “A Idade das Trevas” por causa da igreja com sua ignorância e suas superstições . Esta “Era de Trevas” só foi superada pelo RENASCIMENTO.

 

- A inquisição: durante séculos a Igreja Católica perseguiu,torturou e levou à morte milhares ou milhões de pessoas.

 

Vamos dar resposta a estas mentiras e a muitas outras mais ....

 

O CASO GALILEU GALILEI

 

O caso Galileu Galilei aparece como a batalha entre a ciência e a fé , ou entre a RAZÃO E A RELIGIÃO (No caso a igreja católica).Esta estória foi habilmente pinçada entre outras e foi alterada ,  adulterada , reduzida ou aumentada para atender ao objetivo final : colocar uma contra a outra , Razão x Fé.

 

O iluminismo , conhecido como o século das luzes, foi um movimento cultural da elite intectual européia no século XVIII . A idéia dos iluministas era reformar a sociedade usando o poder da razão. Os principais embates intectuais e políticos dos iluministas foram contra a igreja e o estado. Sem dúvida se discute até hoje qual foi o legado deixado pelo iluminismo .

 

O caso de Galileu Galilei , no entanto , mostra como a desinformação ou a má fé aliada à desonestidade foi usada para denegrir a igreja .

Galileu já havia morrido há mais de cem anos. O caso foi desenterrado para tentar demonstrar que a igreja era inimiga da ciência e do progresso.

Os pensadores iluministas e suas idéias precisavam de um adversário de peso contra o qual pudessem pregar sua nova fé : O deus da razão contra o Deus da fé.

 

Mas o caso é GALILEU GALILEI :

 

Quem foi ele? Nasceu em Piza aos 15 de Fevereiro de 1564 e morreu em Florença aos 8 de Janeiro de 1642 . Foi físico , matemático , astrônomo e filósofo. Afirma-se sobre ele ter sido o inventor do telescópio , mas na verdade ele aperfeiçoou este aparelho. Teria descoberto as manchas solares , os anéis de saturno , as montanhas da lua , as fases de Vênus e as estrelas da via-láctea. Sobre os anéis de saturno , devido aos seu problemas de visão , ele pensava serem luas . Quanto às outras “descobertas” de Galileu , já eram de conhecimento dos cientistas da época. Dizer sobre Galileu coisas que ele não fez , faz parte da lenda criada em volta dele para ampliar a idéia da igreja retrógada e inimiga do progresso. Sendo contra ele , ela era contra todas as suas descobertas. Portanto , quanto mais descobertas ele tivesse feito,maior seria a culpa de Igreja. Idéia desonesta que pegou antes e ainda pega hoje em dia entre pessoas desinformadas.

 

Mas haviam cientistas na época , como Galileu ?

 

O início do século XVII foi o resultado de todo o avanço dos séculos anteriores. Eram muitas as pessoas que se envolviam com as ,chamadas,“CIÊNCIAS NATURAIS” : académicos e intelectuais , professores  , estudiosos seculares e  religiosos , membros da cúria e até mesmo o Papa, que era também de Florença e amigo pessoal de Galileu Galilei.

 

Galileu nasceu em Piza mas foi em Florença que viveu a maior parte de sua vida.

Pois é , o papa era amigo pessoal de Galileu, assim como outros cardeais e membros da cúria. Naquela época muitos clérigos (religiosos) eram cientistas. O papa e outros líderes religiosos patrocinavam cientistas , inclusive Galileu.

 

 Não podemos esquecer que a teoria heliocêntrica, que diz que o sol e não a terra , era o centro do sistema  solar, foi proposta por um monge polonês chamado Nicolau Copérnico (Mikolaj Kopernik - 19/02/1473 – 24/05/1543).  Isto mesmo : um religioso da Igreja Católica foi quem primeiro propôs o sistema heliocêntrico.

 

Comparem as datas : quando Galileu nasceu , Copérnico já havia morrido.

Quer dizer então que Galileu conhecia a teoria de Copérnico e era esta teoria que ele defendia ? Isto mesmo!

E não só Galileu , mas muitos outros , inclusive seu amigo pessoal o Papa Urbano VIII e outros estudiosos conheciam esta teoria .

Naquela época a astronomia era uma verdadeira moda entre as pessoas que podiam estudar:  os ricos , os nobres e os religiosos .


MAS SE ATÉ O PAPA JÁ CONHECIA A TEORIA HELIOCENTRICA DE COPÉRNICO PORQUE GALILEU FOI CONDENADO?


PORQUE COPÉRNICO NÃO FOI CONDENADO ANTES DE GALILEU ?

 

A teoria heliocêntrica foi desenvolvida por Copérnico sem uso de qualquer aparelho. Copérnico observava os astros no céu noturno a olho nú. Isto levou a que muitos estudiosos da época não levassem sua teoria a sério pois não podia ser comprovada empiricamente .(Galileu viria a fazer isto com o uso do telescópio observando as fases de vênus ).

 

Copérnico acreditava que a terra era apenas mais um planeta que orbitava em torno do sol , uma vez por ano , e girava  em torno de si mesma , uma vez por dia.

 

Naquele tempo a Igreja Católica aceitava a teoria de Aristóteles e Ptolomeu de que a terra era o centro do universo.

Mas então , a obra de Copérnico ("Das revoluções das esferas celestes") apresentava uma nova teoria: o sol era o centro do sistema solar .

 

Por mais incrível que pareça a igreja não apresentou qualquer crítica à Copérnico , mas pelo contrário , figuras importantes da cúpula religiosa católica , ficaram impressionados com a nova teoria e o incentivaram a desenvolver mais estas idéias.

 

É claro que os religiosos já anteviam o problema de aparentemente a teoria  refutar afirmações bíblicas , como o caso narrado em Josué 10,13: “ ..e o sol parou...”. Se foi o sol que parou , para os israelistas poderem acabar de matar seus inimigos , então era o sol que girava em torno da terra. Era isto que estava escrito na bíblia .

 

Você pensa que estas altas figuras da igreja acreditavam mesmo que a afirmação em Josué 10,13 deveria ser levada ao pé da letra? Já naquela época eles aceitavam que a terra era redonda o que também ia contra aparentemente algumas outras passagens bíblicas. 

Ninguém condenou Copérnico , pelo contrário , o incentivaram encontrar meios de prová-la , mas ele não conseguiu. Seu livro foi publicado e ninguém foi condenado porisso . O Papa Urbano VIII chegou a afirmar que “a igreja não tinha condenado e não condenaria a doutrina de Copérnico como herética , mas apenas como temerária .”

 

Porque então a condenação de Galileu muito tempo depois de Copérnico ?

 

Vamos falar um pouco sobre a personalidade de Galileu :

 

Ele não era um exemplo de humildade;não aceitava ser contraditado;era até mesmo considerado arrogante e destemido ao defender suas idéias.

Assim como Copérnico não conseguiu provar , com experimentos científicos , que a terra girava em torno do sol , tampouco Galileu havia conseguido até ali.

 

Mas Galileu insistia em afirmar que havia provado , contra a opinião de outros cientistas da época que não aceitavam esta sua afirmação.Para tentar provar  Galileu usara sua teoria ,sabidamente incorreta, sobre as marés .

O papa então falando com Galileu disse a ele para escrever um livro onde os dois pontos de vista (geocentrismo e heliocentrismo) pudessem ser defendidos em igualdade de condições e aceitou lhe dar o IMPRIMATUR , ou seja , a aprovação eclesiástica para publicação.

 

O papa demonstrava muita visão prática. Isto permitiria discutir a nova teoria eliminando as rivalidades acadêmicas e universitárias , dando tempo para que novas abordagens teológicas fossem apresentadas.

 

Em 1630 terminou a obra e apresentou-a ao vaticano , para aprovação .

Aí começaram os problemas por parte da igreja, pois os censores escolhidos , entendiam de teologia e quase nada de astronomia. Os procedimentos se arrastavam e todo o processo foi demorando tempo demais .

 

A paciência de Galileu ,que já era curta , acabou . Ele publicou em 1632 o livro “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo.”.

Neste livro defendia o heliocêncristo e utilizava como prova sua teoria incorreta sobre as marés .

As personagens do livro eram três:

- O inteligente Salviati que defendia  o heliocentrismo ;

- Simplício , um imbecíl ,que defendia o geocentrismo e por último ;

- Sagredo , personagem neutro mas que no final terminaria por concordar com o heliocentrismo.

 

No diálogo , Galileu foi além dos limites , colocando palavras do papa urbano  na boca do imbecil Simplício.

Para os dias de hoje pode ser pouco , mas não para uma época em que a igreja era vista pelo povo como mantenedora e protetora da verdade. Ela tinha de dar resposta adequada e o processo foi inevitável.

Não podemos esquecer que a Guerra dos trinta anos (1618-1648) dividia a europa entre católicos e protestantes. Cardeais poderosos cobravam uma atitude do papa como defensor da fé cristã. Ainda se via ,como uma possíbilidade, trazer de volta os irmãos protestantes que em hipótese alguma aceitavam o heliocentrismo. Martinho Lutero já havia muito antes chamado Copérnico de tolo e como prova usava o texto bíblico de Josué 10,13 que segundo Lutero dizia; “ ordenou que o sol parasse e não a terra”.

 

Sem dúvida o papa se sentiu ofendido e  traído, porém juntamente com outros membros da alta aristocracia interferiram para evitar o pior.

Vamos primeiro desfazer as mentiras criadas mais de um século depois pelos iluministas e repetidas por pessoas mal informadas ou de má fé :

 

Galileu não foi preso.

Galileu não foi torturado.

Galileu não morreu nas mãos da inquisição.

Galileu não foi humilhado num tribunal com centenas de pessoas pedindo sua cabeça .

Não há qualquer prova de que ele , saindo do tribunal ao final do julgamento teria dito: “Eppur si muove” – “No entando , ela se move.”

 

Sem dúvida não foi fácil para Galileu , um idoso de 69 anos (1633) se deslocar até Roma , passar pelo estresse de um julgamento e ser forçado a abjurar suas idéias .

 

Mas vamos aos fatos , antes , durante e após o julgamento e às ações do papa e de outras figuras da aristocracia de Florença e Roma:

 

Todo réu do santo ofício deveria permanecer encarcerado esperando pelo processo.No entanto , por ação do Grão Duque da Toscana e do embaixador da Toscana junto às autoridades de Roma , Galileu permaneceu no Palácio de Florença , sede da embaixada Toscana em Roma.     

 

Durante o processo , de terça-feira 12 a Sábado 30 de Abril de 1633 permaneceu nas instalações do Santo Ofício e não na prisão. Recebia comida da embaixada da Toscana e podia passear pelo local. Em 27 de Abril , como o processo se arrastasse sem solução, o Padre comissário propôs aos cardeais do santo oficio que o deixassem tentar convencer Galileu a se retratar.O que ele conseguiu . Sem avisar ninguém comunicou o fato ao Papa Urbano.

No dia 30 de Abril Galileu reconheceu perante o tribunal que “não por má fé , mas por orgulho, havia exagerado os argumentos a favor do heliocentrismo com uma força que nem ele mesmo acreditava que tivesse .”

Os acontecimentos seguintes se deram como desejado pelo Padre comissário.  No mesmo dia Galileu foi para o Palácio de Florença.

No dia 10 de maio apresentou sua defesa junto ao santo oficio e continuou no palácio, mas obteve permissão para passear pela Vila Médici e inclusive em Castel Gandolfo , residência de verão do papa até hoje. Local que o Papa Francisco vai transformar em museu já que nem pensa em usá-lo.

Em 16 de junho o santo oficio tinha reunião com o papa e ficaram acertados os passos finais.Decidiram pela prisão , proibição de que ele tratasse novamente sobre a teoria heliocentrista e a proibição do seu livro.

No dia 19 de junho o papa comunicou a condenação ao embaixador da toscana. O embaixador pediu clemência , e como já decidido de antemão , o papa lhe disse que voltariam a falar sobre o que poderia ser feito para que Galileu não fosse preso.

De 21 a 24 de junho Galileu voltou às instalações do santo oficio.

No dia 22 foi para o convento  de Santa Maria. Foi lida a sentença e Galileu abjurou diante da congregação de sua opinião sobre o movimento da terra.

Sem dúvida esta deve ter sido a parte mais desagradável de todo o processo para Galileu, pois se tratava de sua pessoa e ,pela sua personalidade, deve ter sido muito humilhante.

No dia 23 , quinta –feira , o papa comutou a prisão para permanência na Vila Médici para onde Galileu foi no dia 24, sexta-feira.

No dia 30 foi permitido que deixasse Roma e fosse para Siena , na Toscana, no palácio do arcebispo, Ascanio Piccolomini , discipulo , admirador e grande amigo de Galileu.

Mais tarde , em Dezembro de 1633 , o papa concedeu que Galileu voltasse para sua casa , em Florença , onde permaneceu em prisão domiciliar e onde morreu em 1642.

 

Neste tempo publicou sua melhor obra , onde o assunto era fisica e não astronomia :

“Discursos e demonstrações em torno de novas ciências” . Hoje chamamos de Mecânica Clássica.

Esta contribuição de Galileu desenvolverá os pensamentos de outros cientistas , o que culminará , 50 anos depois , nos “Princípios Matemáticos da Filosofia Natural de Newton.

É irônico que pela proibição de tratar sobre o heliocentrismo , Galileu usou seu tempo para criar sua maior contribuição à ciência.

 

Voltemos ao nosso tempo.

 

Qual é o objetivo de quem conta a estória de Galileu falando em prisão nas masmorras da inquisição , torturas , etc. ?

 

O objetivo final é atacar e tentar mostrar a igreja como inimiga da ciência.

 

Não esqueçamos que esta mentira sobre Galileu só começou a circular em 1760 (com os iluministas), mais de um século após sua morte .

Criou-se a lenda de Galileu para denegrir a igreja , mostrar os supostos males da inquisição e mostrar como a igreja é anticientifica e antiprogressista.

Mas esta é outra estória.......

 

Fontes:

 

1) Diane Moczar , Sete mentiras sobre a Igreja Católica.(2ª.Edição-2012) Editora: Castela

 

2) https://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei

 

3) http://www.presbiteros.com.br/site/o-caso-galileu-350-anos-depois/

 

4) Dave Sobel , A filha de Galileu . (São Paulo –Cia das Letras -2000)

 

 

A IGREJA CATÓLICA : INIMIGA DO PROGRESSO

 

Você já deve ter lido ou ouvido que a igreja católica é uma instituição antiga,retrógrada, esclerosada que defende idéias ultrapassadas.

Nas aulas de história , você JÁ LEU  e seus filhos ESTÃO LENDO:

 

 A ascensão do cristianismo , caracterizada pela oposição ao progresso , impediu o desenvolvimento cultural e material da Europa.” .

 

Bem , até a reforma protestante no século XVI (1517) só existia uma igreja, a Católica. A Romana no ocidente e a ortodoxa no oriente.

 

Após a reforma , processo religioso e político , as agressões ao catolicísmo passaram a ser uma forma de legitimar o protestantismo.

 

Qual católico , ainda hoje , não escuta algum evangélico menos esclarecido afirmar barbaridades sobre o catolicísmo. Mas , “É melhor ouvir bobagens , que ser surdo” , diz o dito popular.

 

Na revolução francesa (1789-1799)  com a queda da monarquia e ascensão dos novos ideais de “Liberdade , Igualdade e Fraternidade “ a igreja passou a ser atacada também.

 

Já no século XVIII ,com o iluminísmo, atacar a igreja católica quase se tornou um esporte.

Ainda hoje , livros escritos naquela época (“século das luzes”) , são lidos sem espirito crítico e inspiram autores modernos a perpetuar a MENTIRA.

 

“Mas contra fatos não há argumentos ! “ Outro dito popular .

 

Vamos mostrar a seguir ,com fatos, toda a contribuição da igreja católica neste período.

 

Como nossos detratores não especificam quando foi que a igreja passou a ser uma inímiga do progresso , vamos tratar desde o início do cristianismo até a chamada “reforma” , indo além até nosso século XXI.

 

Nós sabemos que este ataque não é contra a igreja povo.

É contra a igreja INSTITUIÇÃO , o vaticano , a hierarquia eclesiástica.

 

Mas esta hierarquia , com seus defeitos e virtudes vêem desde os apóstolos , Pedro e Paulo ,  João e Tiago , seguindo pela época patristica, com Policarpo , Irineu , Orígenes , Eusébio ,Clemente, Agostinho,etc.

 

Vamos tratar do início do cristianismo até a queda do império romano , século V , passando pela idade média , séculos V a  XV . E com a ajuda de Deus e sua paciência com nossa ignorância poderemos chegar a bom termo.

 

Não vamos aqui dar uma aula de história(não somos capacitados) mas mostrar o que a Igreja Católica fez e tem feito.

 

Quando falamos de igreja significa os vários caminhos encontrados pelos cristãos para levar a Boa Nova a todos os povos. Era preciso ensinar a ensinar. Era preciso criar escolas para os catecúmenos , progredir a cada dia.

Não era só ensinar a Boa Nova.

Era preciso ensinar pessoas a ler e escrever , explicar as doutrinas . Criar grupos de discípulos , concorrendo com outros que ensinavam idéias diferentes , chamadas de heresias. Até nas heresias a igreja cresceu em aprendizado e progresso.

 

Se você é um leitor da biblia e em particular do novo testamento , vai ver que no primeiro século já existiam escolas de catecumenato, onde se ensinava o cristianismo.

 

Ainda que Paulo não tivesse uma preocupação de ficar muito tempo num mesmo lugar , as comunidades por ele fundadas, muito anos após sua morte , mantinham presbíteros e diacónos com serviços voltados para a leitura e escrita. Já começava ai a preocupação com as Escrituras Sagradas do cristianismo. Treinamento de copistas , ensino regular de aprendizes.

 

 

Durante a patristica (séc II a V) a doutrina cristã não estava ainda sedimentada. Uns diziam que Jesus era deus , outros que era um profeta.A cristologia estava se iniciando.

 

A preocupação com qual seria a verdadeira doutrina e a manutenção e definição de um Cânone , ou seja , de uma lista de livros considerados sagrados , fazia com que todos mantivessem grupos de copistas e mantenedores dos “textos sagrados “.

 

Durante esta época de muitas idéias , muitas eram as idéias ortodoxas (aceitas pela igreja estabelecida) e muitas eram as idéias heterodoxas (não aceitas ou heresias).

Muitas idéias passaram de doutrina aceita para heresia e vice-versa. Mas todo este dinâmismo tinha por trás toda uma estrutura de ensino , de escrita, cópias e divulgação.

 

Haviam aqueles , como Tertuliano, que recusavam a herança filosófica e intectual dos gregos, e acreditava que o cristianismo não precisava do legado grego. Filosofia , retórica,etc. não agradavam Tertuliano. E ele era um líder cristão de renome.

Por outro lado , a ele se opunham muitos mais , como Clemente , Eusébio , Agostinho .

O ensino , principalmente entre os jovens era o papel de muitos leigos , diáconos, bispos e presbíteros.

O debate entre eles era se os cristãos deviam se contentar com a verdade sobrenatural ou deveriam se  dedicar aos estudos seculares.  Tertuliano que já gozava, na época, de enorme fama como pregador  e defensor do evangelho sucumbe diante de Clemente de Alexandria que demonstra a importância da filosofia  , teologia ,etc.

 

Dizia São Clemente :”A filosofia não é capaz de fornecer toda a verdade sobre Deus, mas pode preparar a mente para recebê-la” e mais “ o homem de estudos deve  sempre se voltar para a verdade ; de modo que, a partir da geometria , da música , da gramática e da própria filosofia ,ele selecione o que é útil e preserve a fé contra ataques”.

 

Pense bem nisto: “estudar para preservar a fé contra ataques”.

 

Esta foi e opção vitoriosa no cristianimo primitivo (séc II a V), este foi o verdadeiro

espirito dos grandes pensadores da Igreja .

 

Santo Agostinho pregava: “Crer para entender , entender para crer”.  Veja a importância de estudar sua fé .  

 

No ínicio as escolas cristãs eram destruídas pelo romanos o que fez com que muitos cristãos fossem estudar nas escolas pagãs.Aprendiam retórica , gramática , literatura ,filosofia ,música,etc. Quando os tempos das perseguições começaram a cessar , reproduziram estes ensinamentos junto com o Evangelho em suas próprias escolas.

 

As afirmações de Clemente se tornariam a o espirito inspirador das escolas do três primeiros séculos do cristianismo e depois a semente das escolas e universidades criadas em toda a Europa. Por quem ? A Igreja.

 

 

A igreja católica seguindo o Mestre sempre se dedicou ao ensino.

Antioquia, Constantinopla, Alexandria e Roma, os quatro patriarcados com suas escolas de teologia , que abrangiam filosofia,  geometria, música , gramática ,retórica ,etc.,traziam para os cristãos a riqueza da cultura grega.

 

A educação religiosa dos catecúmenos era feita pelo clero mais instruído e durava até dois anos . Havia preocupação de que cada um conhecesse a doutrina verdadeira.

Tanto no oriente como no ocidente a igreja teve como prioridade a educação.

 

Vamos para a idade média (séc V a XV) quando a igreja e o estado já mantinham um comportamento simbiótico, criticado por muitos. Mas a questão aqui é : a igreja era inimiga dos estudos e do progresso?

 

Quando o império romano começou a ruir e as invasões dos bárbaros levou a um período caótico levando ao colapso em todas as áreas , a civilização , a cultura o conhecimento só sobreviveram devido a uma instituição : A Igreja Católica .

 

As cidades entraram em colapso, pessoas fugindo para o campo. Cidades despovoadas, vilas e povoados desaparecendo. Apenas o clero mais intruído ficava pois eram as únicas pessoas capazes de administrar a desordem.

 

Onde foram conservadas as riquezas de bibliotecas  e obras de artes diante das invasões  bárbaras ?  Nos mosteiros e igrejas mais afastadas e seguras.

 

Os copistas recebiam ordens de copiar tudo : obras de pensadores da igreja ou de pagãos eram copiadas e mantidas . Todo o patrimônio de obras clássicas do pensamento grego e cristão foi guardado em mosteiros que em pouco tempo se tornariam escolas para os filhos da aristocracia  e outros . Obras pacientemente copiadas pelos monges permitiram salvar obras pagãs mostrando o valor que davam a todo e qualquer patrimônio cultural.

Mesmo porque : “Há podridão nos jardins e flores nos pantanos.”

 

 

 

Aos poucos a vida normal foi se restabelecendo. Monges e freiras mais instruídos recebiam então a função de enfermeiras e de professores de técnicas agrícolas , cultivo de  plantas medicinais. A primeira cerveja assim como o primeiro farmacêutico surgiram em um mosteiro.

Os mosteiros e igrejas recebiam pessoas desabrigadas , mais tarde , crianças abandonadas de tal forma que algumas se tornaram orfanatos e escolas para educar as crianças.

Para as crianças que viviam em torno dos monastérios se ensinava literatura, aritmética básica e um pouco de latim para poder acompanhar a Missa , entender o Credo e as orações usuais. Aprendiam também habilidades práticas para sua área de trabalho.

Os que demonstravam vocação para o sacerdócio ou vida  religiosa recebiam instrução apropriada para esta área.

 

O imperador Carlos Magno usou métodos de ensino em suas escolas primárias criados pelo Monge São Beda .Estas escolas se espalharam por todo o seu império no final do séc VIII e início do IX.

 

É claro que isto não atingia toda a população.  Nem no nosso século XXI toda a população mundial tem acesso a ensino regular . Vai ver, é culpa da igreja.

 

Quando as cidades começaram a se recuperar as instituições publicas e eclesiásticas precisavam de mão de obra qualificada para a administração.  De onde esta mão de obra vinha ? Das escolas dos mosteiros .

 

Como na Grécia antiga, aprendiam o ensino clássico que sobreviveu graças aos monges.

Este ensino incluia: gramática, retórica e dialética(lógica), aritmética , geometria , astronomia e música .

 

AS UNIVERSIDADES

 

Entre os séculos XI e XV (Baixa Idade Média) os primeiros passos para a criação das universidades foram dados a partir das escolas das catedrais;ou escolas dos bispos; criadas pelos bispos de cada diocese. Estas escolas eram mais desenvolvidas que os mosteiros que geralmente ficavam em zonas rurais ou pequenas cidades.

Pela primeira vez desde a queda do império romano as cidades tinham uma oportunidade outra vez de crescer com o aumento do comércio.

Estas escolas atraiam professores e filósofos de toda europa e ensinavam desde teologia (Paris) , Direito(Bolonha) , medicina(Nápoles) ao currículo clássico, ou seja , gramática, retórica e dialética(lógica), aritmética , geometria , astronomia e música

 

Cabe aqui então enterrar outra MENTIRA a qual diz que :” a igreja enterrou , escondeu e conscientemente reprimiu a herança clássica e que ela só foi recuperada pelos intelectuais do RENASCIMENTO. “

 

Se foi assim . como explicar, o fato de os bispos terem criado suas escolas de catedrais ,ensinando os clássicos entre outros assuntos ?  Escolas que seriam mais tarde as universidades.

Por outro lado , a maioria esmagadora dos intelectuais renascentistas era católica .

Estudaram em escolas católicas ou em mosteiros ou em guildas apoiadas pelos presbíteros e bispos de cada cidade. Os estudantes medievais estudaram os clássicos. Quem dera nossas escolas públicas neste século XXI tivessem o mesmo nível de ensino dos clássicos. Quem dera os jovens das escolas de hoje soubessem o que os estudantes da idade média sabiam sobre filosofia e artes.

 

Estas universidades para terem autoridade e legitimidade e se livrar da influência de algum patrono local , procuravam obter o Alvará Pontificio dado pela igreja , o que lhes garantiria a liberdade de ensino sem restrição ou censura por parte de quem quer que fosse.

Este alvará surgiu porque , antes, alguns patronos se aproveitavam de alguma discussão acadêmica em torno de alguma heresia para tomar partido de um dos dois lados da discussão e “romper com o papado”.  Assim , há males que vem pra bem. O Alvará Pontifício era a garantia de liberdade para professores e alunos. 

 

Nossa!!! Como isto é diferente do que aprendi na escola.

 

Foi devido a esta liberdade que enquanto Martinho Lutero atacava Nicolau Copérnico e Johannes Kepler (veja acima o caso Galileu Galilei) a igreja católica os protegeu e incentivou a continuar seus estudos.

Nicolau era monge e  Kepler professor em um seminário.

 

Então Martinho Lutero , o líder da reforma protestante, com base na “sola escriptura” condenou copérnico enquanto  a igreja católica incentivou seus estudos?

Na minha escola contaram outra estória!

Vocês já leram isto acima ,no caso Galileu Galilei.

 

Continuando....

 

É interessante lembrar que na época mais vergonhosa da igreja , séculos XV a XVI, com o papado se tornando disputa entre familias ; com papas guerreiros , Julio II , papas devassos , Alexandre VI , vários papas de uma mesma família.;quando o único interesse era o poder e o dinheiro;nem ai a Igreja se afastou do progresso da educação e das artes.

Mesmos estes indignos da Cátedra de Pedro , investiram em guildas de escultores, pintores, artistas em geral e no legaram obras de arte de valor incalculável.

 

Michelangelo , Da Vinci, Rafael e outros nos deixaram suas obras de arte por serem pagos por essa igreja profana e vergonhosa. Mas não era inimiga do ensino , das artes e do progresso.

 

Para quem acredita que a Divina Providência cuida de todo o universo; dos lírios do campo , dos passarinhos (“mais valeis vós do que muitos pardais”), sabe que nem mesmo homens tão sórdidos conseguiram  estar totalmente alheios à ação do Espirito Santo. A contribuição destes papas ao progresso das artes e ciência é indiscutível.

 

“Há podridão nos jardins e flores nos pantanos.”

 

Ano de 1572 , Papa Gregório XIII funda , por recomendação do Concílio de Trento , o observatório astronômico do Vaticano.

 

Foi a partir das observações dos astrônomos Chistovam Clauvius e Aloisius Lillios que foram verificados erros no calendário juliano e pavimentado o caminho para o calendário gregoriano.

 

ESTE É O CALENDÁRIO QUE O MUNDO TODO USA HOJE EM DIA!!!

 

 

O observatório do Vaticano é um dos mais antigos observatórios do mundo.

O Observatório hoje (2016) abriga uma biblioteca com 22 mil títulos, entre eles livros antigos e raros, como obras de Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Isaac Newton, Johannes Kepler e outros cientistas famosos.

Além de telescópios na Itália, desde 1981, mantém um também nos EUA , no estado do Arizona , no Monte Grahan ,em cooperação com a Universidade do Arizona.

 

Pelo que vimos até aqui  não há instituição que tenha mais contribuído com o progresso e a ciência do que a Igreja Católica. A história da civilização ocidental é a história da igreja católica ,ou melhor , a igreja católica criou a civilização ocidental.

 

Pedro, Paulo , Clemente , Agostinho, Carlos Magno , Tomás de Aquino , .... Newman, Mendel , Pasteur.

Pensadores católicos que moldaram o mundo antigo e o moderno.

 

A Igreja mantém hoje instiuições de ensino espalhadas por todo o mundo.

É dificil uma grande cidade  que não tenha uma escola ou uma universidade católica.

 

 

Abaixo segue o link para a relação de sites do Vaticano.

 

http://www.vatican.va/siti_va/index_va_po.htm

 

Vale a pena conferir.

Veja como a Igreja , sem alardes , contribui para o progresso e a ciência para toda a humanidade.

 

 

Fontes:

 

1) Diane Moczar , Sete mentiras sobre a Igreja Católica.(2ª.Edição-2012) Editora: Castela

 

2) https://pt.wikipedia.org

 

 

Equipe João XXIII – Dezembro-2016

A RIQUEZA DA IGREJA

 

É comum nos depararmos com pessoas que dizem: “A igreja católica é riquíssima , o vaticano é só luxo e ostentação. Deviam vender tudo e dar aos pobres , como disse Jesus ao jovem rico.” .

 

Como responder a isto ?

 

As mesmas pessoas que lembram da estória do Jovem Rico , ficam perplexas com a estória do frasco de alabastro que uma mulher derramou  sobre Jesus.

Mateus 26,6 :

 

Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o leproso,

7 aproximou-se dele uma mulher com um frasco de alabastro contendo um perfume muito caro. Ela o derramou sobre a cabeça de Jesus quando ele se encontrava reclinado à mesa.

8 Os discípulos, ao verem isso, ficaram indignados e perguntaram: "Por que este desperdício?

9 Este perfume poderia ser vendido por alto preço, e o dinheiro dado aos pobres".

10 Percebendo isso, Jesus lhes disse: "Por que vocês estão perturbando essa mulher? Ela praticou uma boa ação para comigo.

11 Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão.

12 Quando derramou este perfume sobre o meu corpo, ela o fez a fim de me preparar para o sepultamento.

Os críticos gostam da estória do jovem rico e não entendem a desta mulher.
Porque Jesus permitiu este “desperdício” ?
Eles não entendem.

 

A Igreja não desperdiça .

A verdade é que a Igreja dá aos pobres, mas para isso precisa agir com cautela para não perder tudo o que tem
e não poder ajudar ninguém mais.

 

Mas vamos voltar ao Vaticano  e à afirmação de que a Igreja devia vender tudo e dar aos pobres.

 

Se você for  ao Vaticano e ver tudo que existe lá é possível que diga o mesmo. Um amigo meu , católico , me disse a mesma coisa após uma viagem à Roma e uma visita ao Vaticano.


Mas as aparências enganam !!!

 

O Estado Pontifício, fundado em 756, durou até 1870, quando aconteceu a guerra de unificação da Itália.  A Igreja, após a guerra,  perdeu quase todo seu território de 40 mil quilômetros quadrados. O que restou é hoje a cidade do Vaticano com apenas 0,44 Km quadrados.

 

É o menor país do mundo !!! Talvez a menor cidade do mundo !

 

 

O Tratado de Latrão de 1929 , passou para a responsabilidade da Igreja tudo o que havia na colina do vaticano. Além dos prédios, são centenas de obras de arte que fazem parte do patrimônio da humanidade. São mais de dois mil anos de história.


Estas obras de arte são, na maioria , a expressão da fé de pintores e arquitetos cristãos. Uma forma de glorificação a Deus mediante o seu talento.
Vários papas os incentivaram e financiaram , como já explicamos , acima , no ITEM: (A IGREJA CATÓLICA : INIMIGA DO PROGRESSO).

Muitas destas obras foram doadas aos Papas por cristãos de todo o mundo em testemunho de fé. Todas elas são um patrimônio de todos os seres humanos.

O Papas não deveriam conservá-los para o bem da cultura universal ?

 

O Tratado de Latrão proíbe que qualquer item seja vendido ou doado.

É isto mesmo ! NÃO PODE SER VENDIDO , DOADO, EMPRESTADO ,etc!!!

 

Mas tudo tem de ser cuidado, mantido , limpo , restaurado de tempos em tempos .
Isto tudo obriga ao Vaticano manter equipes de especialistas para cada tipo de obra de arte.

É um tesouro de valor inestimável . O museu do vaticano mantém tudo.
Para sua manutenção, requer grandes recursos ,funcionários, tecnologia adequada etc.
Para isso é preciso dinheiro e o Vaticano cobra dos turistas que visitam o  museu.

É diferente em qualquer museu de qualquer cidade do mundo ?

 

É esta então a riqueza do Vaticano ???

 

Riqueza que não pode se vender, doar, mas que você é obrigado a manter e arcar com os custos desta manutenção.

 

Talvez nossos críticos queiram receber toda essa riqueza em troca de cuidar de tudo para apreciação de toda a humanidade.


Mas já que o assunto é dinheiro. Vamos explicar como funciona a Igreja, juridica e financeiramente em todo o mundo.


A Igreja Católica, enquanto instituição jurídica, não é uma multinacional com sede em Roma.
Cada diocese tem autonomia para a arrecadação financeira , assim como tem a mesma autonomia para decidir
como o dinheiro vai ser gasto.


Há dioceses que têm um orçamento muito maior do que o do Vaticano. Recentemente elas foram chamadas a socorrê-lo financeiramente. Veja a notícia nos links:

Vaticano apresenta deficit orçamentário.


Vaticano no vermelho.


Há pessoas que pensam que toda coleta feita em todas as igrejas católicas , todos os dias , vai diretamente para o Vaticano.
Isto só acontece num final de semana por ano:


Por ocasião da festa de São Pedro e de São Paulo, o mundo dispõe com generosidade de doações para o chamado Óbulo de São Pedro. Esta é uma das maneiras encontradas pelo Papa para arrecadar fundos para ajudar os pobres e necessitados do mundo todo.


Mas qual é afinal a verdadeira riqueza da Igreja ?

 

Para descobrirmos precisamos voltar ao início da Igreja .

 

1 Cor. 13,13: “Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade.

 

Esta é a verdadeira riqueza da Igreja .

 

Nós que vivemos num mundo em que os países estão estabelecidos; a ordem social funciona na maioria deles;
há instituições governamentais para cuidar das obras sociais; nem pensamos que , NEM SEMPRE FOI ASSIM.

E mais:

EM VÁRIOS LOCAIS DO MUNDO NÃO É ASSIM.

 

A noção de caridade na história da humanidade começou com o cristianismo. Desde seu início até os dias de hoje a Igreja viu na caridade a forma mais perfeita de seguir o Mestre. Desde quando Paulo e seus pagãos convertidos, foram socorrer a Igreja de Jerusalém e seus pobres, já se antevia a vocação para a caridade.

 

Em toda a história da humanidade ocidental era a Igreja que tomava a frente diante de guerras, epidemias, pragas,etc .
Homens e mulheres , leigos , presbíteros, diáconos, enfim o corpo de Cristo , servindo aos seus irmãos , cuidando, anparando,etc.

 

Basta ler os livros de história para saber que todos os rejeitados , desprezados , só tinham como único recurso , a Igreja.

Os hospitais que temos hoje não existiam .
A Igreja Católica foi a pioneira nesta área ,mantendo-os com médicos, enfermeiros, remédios,etc.
Desde o século IV a Igreja mantinha casas , em cidades pequenas e nas rotas de viagem , para cuidar de viajantes, doentes,viúvas, orfãos e dos pobres e sem recursos.


Suas instituições , hospitais, sanatórios, leprosários, asilos, albergues ,sempre acolheram, alimentaram e educaram aqueles que mais precisavam. Mesmo em tempos de dificuldade. A História comprova esta afirmação


Até mesmo Voltaire , um dos maiores inimigos da Igreja no século XVIII , reconheceu este trabalho da Igreja, no seu tempo:

talvez não haja nada maior na terra do que o sacrifício da juventude e da beleza, realizado pelo sexo feminino para trabalhar nos hospitais para aliviar a miséria humana”.

Quem eram esta mulheres ? Hoje as chamamos de freiras.

Muitos santos nasceram deste trabalho realizado pela Igreja em creches , leprosários , fundações,escolas,etc.

Alguns nomes: São Vicente de Paulo, D. Bosco, São Camilo de Lelis, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce , Frei Galvão, Madre Paulina, a lista é interminável.


Nos seus mais de 2.000 anos de história a Igreja Catolica foi a instituição que mais fez caridade mundo.
O próprio sentido da palavra caridade no mundo ocidental nasceu com a Igreja .
O mundo pagão romano não entendia fazer o bem até aos inimigos.
Esta virtude só foi reconhecida como tal quando o mundo ocidental se tornou católico.

Exemplos:

Quando a lepra de tornou uma mal mundial , a Igreja manteve 3.000 leprosários católicos.


Na maioria dos países africanos as escolas e hospitais são mantidos pela Igreja Católica.

A Igreja Católica sózinha educou mais crianças do que qualquer outra instituição no planeta:

No campo da instrução e educação, a Igreja administra no mundo
71.188 creches frequentadas por 6.728.670 crianças,
95.246 escolas de ensino fundamental para 32.299.669 alunos;
43.783 escolas de ensino médio para 8.869.237 alunos.
Seguem os 2.381.337 alunos do ensino superior e 3.103.072 estudantes universitários.
Os institutos beneficentes e assistenciais administrados no mundo pela Igreja são 115.352.
As circunscrições eclesiásticas que dependem da Congregação para a Evangelização dos Povos (CEP) até 8 de outubro de 2014, eram no total 1.109.
A maioria delas se localiza na África (507) e na Ásia (476). Seguem América (80) e Oceania (46). (SL) (Agência Fides 17/10/2014)


Acesse o Anuário Estatístico completo no endereço: Anuário Estatístico da Igreja Católica

Faça uma pesquisa básica na internet e veja se a maioria das entidades assistênciais espalhadas
por todo o mundo não são Católicas.


A maior instituição de caridade do mundo é da Igreja Católica: A CARITAS INTERNACIONAL.
Presente em mais de 200 países e formada por uma confederação com 162 organizações humanitárias.

Acesse o site da Caritas Internacional:

Acesse o site da Caritas Brasileira:

Navegue pelo site de cada uma delas . Seja um voluntário!!!



25% de todas as entidades que assistem aos aidéticos,no mundo , são da Igreja.


A Igreja possui muito dinheiro e sempre o empregou com caridade.
Siga o exemplo ,seja generoso você também.


Agora você já sabe como a Igreja gasta seu dinheiro. E melhor ainda :SABE QUAL É SUA VERDADEIRA RIQUEZA.

 

Fontes:

 

1) https://padrepauloricardo.org/episodios/as-riquezas-do-vaticano

 

2) http://www.veritatis.com.br/a-riqueza-do-vaticano/


3) http://www.santuariopiedade.com.br/index.php/enciclicas/54-adultos/293-por-que-o-vaticano-nao-vende-seus-bens-e-da-o-dinheiro-aos-pobres.htm


4) http://domtotal.com/noticia.php?notId=655374


5) Prof. Felipe Aquino - Minha Igreja - Ed. Cléofas


6) Anuário Estatístico da Igreja Católica


Equipe João XXIII - Março de 2017