O PRIMEIRO TESTAMENTO EM SEIS CAPÍTULOS



PRIMEIRO CAPÍTULO
ÊXODO - ALIANÇA
A experiência fundante
"Serás o meu povo e eu serei o vosso Deus!"



Janela: Gn 47,13-26 O empobrecimento do povo
Ex. 1,8-14 Situação geral
15-22 As parteiras
2,1-10 Nascimento de Moisés
11-15 Atuação, reação e fuga de Moisés
3,1-22 A vocação de Moisés
5,1-22 Reação do Faraó e dos Hebreus
7,1-11,10 As pragas do Egito
12,1-14 Páscoa, a festa da partida
14,5-31 Saída do Egito e passagem pelo mar vermelho
16,13-20 Aprendendo economia solidária
18,13-27 Aprendendo a dividir as tarefas
19,3-8 A proposta da Aliança
20,1-17 As leis básicas da organização do povo


Estrutura literária da Aliança
Nome(s)
Prólogo histórico
Estipulações gerais
Estipulações particulares
Bênçãos e maldições
(Invocação dos deuses)
Rito de sangue


Espelho: Oséias 1,8-9
2,16-25
11,1-6

Trabalho: Procurar Salmo (entre 75 e 85) que fale do Êxodo-Aliança.


SEGUNDO CAPÍTULO
AS TRIBOS UNIDAS
Um paraíso
"Só Deus é rei"



Janela: Js 24,1-28
Jz 5,1-31
9,1-21

Espelho: Livro de Rute

Trabalho: Ler o livro de Rute e observar: Foi escrito na volta do exílio, como resposta a alguns que queriam a monarquia, ou tudo centralizado no governo. - Em que época o livro coloca a novela? - Que significado tem isso? - Lugares citados e seu significado (Judá é a pátria dos judeus, Moab é país vizinho, mas estrangeiro; Belém é a terra de Davi, o rei, menino humilde que veio da aldeia. Está em oposição a Jerusalém, a capital). - Personagens: significado dos seus nomes: "Elimelec" = meu Deus é o rei, Noemi = doçura, Maalon = doença; Quelion = fraqueza, Orfa = costas, Rute = amiga; Booz = firme. Que significado eles têm na narrativa? Qual o significado da novela toda, como resposta aos que queriam o sistema de poder centralizado no rei, a monarquia?


TERCEIRO CAPÍTULO
A MONARQUIA
O pecado do poder
"Pensas ser rei por competires no uso do cedro?"



Janela: Introdução e críticas 1Sm 8,1-22
1Sm 12,1-25
Davi, rei de Judá 2Sm 2,1-4 e de Israel 2Sm 5,1-3
A riqueza de Salomão 1Rs 10,14-25
As mulheres de Salomão 1Rs 11,1-13
A divisão do reino 1Rs 12,1-25
OS PROFETAS: da corte 2Sm 12, 1-13
Carismáticos: de Baal 1Rs 18,20-29
de Javé: falsos 1Rs 22,1-13
verdadeiros 1Rs 22,14-28
Escritores: Oséias (Israel), Amós (Israel), Miquéias (Judá) Isaías: 1-39 (Judá), Jeremias (Judá), Sofonias (Judá), Habacuc (Judá).

Espelho: Gn 2,4b-3,24 (Escrita no tempo de Salomão, a estória do pecado reflete a história do povo)

Trabalho: Comparar a Aliança com o povo (Lv 19,9-18) e a Aliança com o Rei [Sl 72 (71)]


QUARTO CAPÍTULO
O EXÍLIO
Sofrimento e resistência
"Voltar para Javé, a fim de voltar para a Terra"



Janela: 2Rs 24,18-25,30
Jr 39,1-18
52,1-34
Ez 12,1-20
Poemas do Servo de Javé: Is 42,1-7; 49,1-7; 50,4-9; 52,13-53,12
Sl 137(6)

Espelho: Dt 28,15-68 (Escrita no tempo do Exílio, a palavra de Moisés reflete o que o povo vivia)

Trabalho: Encontrar poemas de esperança para os exilados em Is 40-55


QUINTO CAPÍTULO
O PÓS-EXÍLIO
Esperança - decepção - esperança
"Novos céus e nova terra, eis o que vou criar"



Janela: Esdras 1,1-11; 4,1-23
Neemias 5,1-19
Ageu
Zacarias: 7,1; 8,1-8

Espelho: Gn 1,1-24a (Escrita no final do Exílio, a 1a estória da Criação reflete a vida e esperança do povo)

Trabalho: Procurar desilusão e esperança em Is 56-66


SEXTO CAPÍTULO
PERÍODO GREGO
Modernidade x Fé
"A visão fala de dias distantes"



Janela: 1Mc

Espelho: Dn (7)
Eclo
Tb
Jd
Est





COMPLEMENTANDO



O EXÍLIO



ü Elite levada para o cativeiro
ü Terra abandonada p/ poucos pobres
ü Textos: 2Rs 24,18-25,30 // Jr 39,1-18 ; Ez 12,1-20; Zc 7,14.
ü PROFETAS: Abdias, Ezequiel e Segundo Isaías (Is 40-55) Poemas do Servo de Javé: Is 42,1-7; 49,1-7; 50,4-9; 52,13-53,12
ü Em forma de oração: Sl 137(6)


O PÓS EXÍLIO



2 PERÍODOS: Persa: 2 tendências: Sacerdotal nacionalista e ritualista Universalista
Grego: Opressão, resistência, revolta, independência, submissão.

Textos: período persa: Esdras e Neemias
período grego: 1 e 2Macabeus, Daniel
Profetas: Ageu, 1Zacarias (1-8), Malaquias (tendência sacerdotal-nacionalista)
3° Isaías [Is 56-66] e Rute (tendência universalista)


OS SAPIENCIAIS



v Estórias piedosas: Jó, Tobias, Judite, Ester
v Orações: os Salmos
v Poemas de amor: Cântico dos Cãnticos
v Reflexões e ditados populares: Provérbios, Eclesiastes (Qohelet), Eclesiástico (Sirácida ou Ben Sira), Sabedoria.