CARACTERÍSTICAS DO EVANGELHO DE MATEUS



A COMUNIDADE que nos deu este Evangelho foi a primeira, a de Jerusa-lém, mais tarde liderada por Tiago, "irmão do Senhor", adversário de Paulo. Quando aconteceu a revolução (66), ela saiu da cidade e arre-dores (Judéia) e foi caminhando por outras regiões fora da Palestina, buscando se organizar e conquistar novos seguidores.

A destruição de Jerusalém no ano 70 foi como se a mãe morresse antes de se cortar o cordão umbilical. Era urgente organizar as comunidades, ainda mais que os fariseus, liderados por Johanan Ben Zakai, reorganizavam o judaísmo e queriam expulsar os cristãos das comu-nidades judaicas. Os fariseus eram a grande ameaça. Era preciso, então, organizar as comunidades seguindo a palavra do Mestre e conquistar os outros judeus para se tornarem discípulos de Jesus. Aí nasceu este catecismo das comunidades chamado Evangelho segundo Mateus.

As palavras de Jesus, por isso, aí estão agrupadas nos 5 grandes discursos ou catequeses:
1. A Nova Lei de Jesus, ou seu grande projeto para uma nova sociedade (cap. 5-7).
2. Como divulgar esse projeto (cap. 10)
3. A realidade das comunidades, o Reinado dos Céus (Deus), neste mundo (cap. 13)
4. Que é comunidade? Cargos, união dos membros (cap. 18)
5. E agora, depois desse fim de mundo que foi a destruição de Jerusalém? Para onde vamos?

Haverá um fim, um reino definitivo? Como preparamos isso agora? (24-25) - Uma comunidade de judeus poderia dizer que a Nova Lei (o cristianismo) acabou com a Antiga (o judaísmo)? (5,17 e segs.)
- Descobrir como Mt 13 mostra a realidade da comunidade de onde saiu este Evangelho.
- Os escribas fariseus estavam reorganizando o judaísmo. Os judeus cristãos de Mt não seriam tentados a voltar para antiga religião, seguir os antigos chefes? Será que Mt 23 acode a isso?

A FIGURA DE JESUS

Jesus é presença atuante de Deus na comunidade: Emanuel (1,23)! Onde estiverem dois ou três... (18,20) Para mim o fizestes (25,40 e 45). Estarei con-vosco (28,20)! A Igreja, a comunidade, é dele, é ele. Acontece com ele tudo o que acontece com a comunidade, até mesmo o fato de, criança ainda, ter de fugir da Palestina. Como ju-deus, tinham grande respeito pelo Primeiro Testamento: pois Jesus realizou tudo o que ali está. Melhor, tudo o que diz a Bíblia está falando dele. Hoje os fariseus são os grandes inimigos da comunidade, por isso são apresentados como os grandes inimigos de Jesus! Jesus veio para servir e dar a vida, não para se impor; assim devem fazer todos aqueles que têm cargo na comunidade.

- Descobrir como Mt mostra Jesus realizando a Lei e os Profetas (Prim. Test.) desde o seu nascimento (caps. 1 e 2)
- Comentar lances importantes do conflito de Jesus com os escribas-fariseus: 8,19-20; 9,3-4; 12,1-7; 12,9-14; 15,1-20;21,45; 22,15
- Quem, segundo Mateus, é responsável pela morte de Jesus? 27,24-25 (Mc e Lc não têm esse detalhe)

DIANTE DO MUNDO

O Reinado de Deus, ou dos Céus, em Mateus praticamente se i-dentifica com a comunidade, a Igreja. O projeto da comunidade é o projeto para o mundo, a proposta da comunidade é a proposta para o mundo. A comunidade é uma nova sociedade de irmãos, organizada, sim, mas sem tirania, sem títulos, nada (23,1 ss.). Tem suas fraquezas e limitações (13,1 ss.), mas será o Reino Definitivo na medida em que lutar para melhorar a vida de todos os sofredores deste mundo. É lutando por todos os meios para vencer os sofrimentos humanos, que se constrói o Reino. E, mesmo sem saber, mesmo as nações ou os gentios, todos os que lutam contra o sofrimento humano, estão preparando o Reino Definitivo (25,31 ss).

- Como fazer hoje para suprir as necessidades básicas do ser humano (Mt 25,31-40)?