LINHA DO TEMPO





COMPOSIÇÃO DO PENTATEUCO



Texto
Data
Fonte ou Tradição
Documentos Extra-bíblicos
Gn 1-11
ahistórico
Javista
Eloísta
Sacerdotal
Enuma Elis
Ghilgamesh
Mitos babilônicos
Gn 12-50
1800 -1600 AC
Javista
Eloísta
Sacerdotal
Ex 1-40
1320 - 1200 AC
Javista
Eloísta
Sacerdotal
Lv 1-27
1240 - 1200 AC
Sacerdotal
 
Nm 1-36
1240 - 1200 AC
Sacerdotal
Javista
Eloísta
 
Dt 1-34
1200
Deuteronomista
 


CARTAS DE EL AMARNA




As tabuletas de Amarna são assim chamadas por terem sido descobertas em "El-Amarna" (no médio Egito).

As primeiras tábuas (tabuletas de argila em escrita cuneiforme) foram descobertas pelos habitantes locais no ano de 1887.Elas formam a maior parte do conteúdo total de tabuletas. As inscrições são de ambos os lados.

Escavações posteriores no mesmo sítio arqueológico produziram menos de 50 tabuletas e fragmentos do total de 382 catalogadas até hoje.

A maioria das tabuletas são cartas . Estas cartas foram enviadas para o Faraó do Egito Amenophis III e para seu filho Akhenaton em meados do seculo 14 antes de Cristo.

Os remetentes eram reis da Babilônia , Assiria , Mitanni (atual Curdistão),etc. , reis e governantes do oriente próximo e vassalos do Império Egipcio.

São encontradas inumeras correspondências entre esses reis egipcios e vários reis de canaã e Síria e que foram escritas durante o tempo de Moisés. Algumas cartas mencionam Urusalim (Jerusalém) e uma invasão de habirus(hebreus ?)e contém muitas informações sobre canaã.

Quase imediatamente após seu descobrimento as tabuletas foram decifradas, estudadas e publicadas.

Destacam-se como fonte muito importante para o conhecimento da história e política do antigo Oriente durante o século 14 antes de Cristo.

Seu conteúdo apresentou várias dificuldades para os estudiosos.Foram escritas em acádio cuneiforme e apresentam muitas características que são peculiares e desconhecidas de qualquer outro dialeto acadiano. Foram encontradas evidências de que as cartas foram enviadas a partir de Canaã e que que foram escritos em uma linguagem mista (Cananéia-acadiano).

As cartas de Amarna de Canaã provaram ser a mais importante fonte para o estudo dos dialetos cananeus no período pré-Israelita.

Estão em museus do Cairo, Berlim e Britânico.